domingo, 16 de outubro de 2011

A importância de fazer provas e simulados

Muitos candidatos se dedicam com afinco a uma área específica (segurança pública, fiscais, tribunais, administrativas) e ficam firmes nela até que comecem a sair editais dos concursos escolhidos.  Eles não estão errados, porém nada impede, e até o ajuda, a realização provas, independente da área escolhida, desde que com matérias compatíveis.
Por exemplo, um candidato que estuda para a Polícia Civil do RJ (PC/RJ) - área de segurança - pode, tranquilamente, realizar a prova do Tribunal de Justiça do RJ (TJ/RJ) - área de tribunais. Veja bem, não estou dizendo que você que ser policial civil deva estudar CODJERJ (conteúdo do TJ/RJ), nada disso, eu disse que você pode realizar essa prova e que isso vai ajudá-lo.
Por que estou dizendo isso? Bem, uma das coisas que mais atrapalham o candidato é ansiedade, se ele nunca vive situações reais de prova isso pode ser fatal, pois um candidato ansioso erra questões que sabe, simplesmente por não ter paciência em ler o enunciado corretamente, por não saber quanto tempo vai gastar em cada matéria, etc.
O que fazer provas trará de benefícios para meus estudos? 1) isso reduzirá bastante sua ansiedade, 2) o ajudará e exercitar sua concentração, 3) aprenderá quanto tempo poderá gastar em cada matéria (e o melhor de tudo): 4) saberá quais são seus principais pontos fracos em cada matéria e com isso descobrirá qual matéria precisa estudar mais.
Hoje, por exemplo, antes de passar em meu primeiro concurso, fiz diversas provras e entre elas uma para o cargo de professor em uma instituição privada. Eu queria ser professor lá? Não necessariamente, mas a inscrição para prova era apenas um quilo de alimento não perecível, o salário de professor lá era razoável e o conteúdo da prova só português (matéria comum em todos os concursos). Depois de realizar a prova notei que se quisesse realmente aquele cargo precisaria estudar mais literatura, percebi também que enunciados grandes ainda causavam-me certa irritação, mas para minha alegria pude ver que em gramática e interpretação (que é o que importa para meus concursos) estava bem.
Caro colega concursando, não adianta estudar se você não pôr em prática o que está aprendendo. Errar agora é normal e aceitável, mas errar na sua prova poderá ser fatal e frustrante. Se não sai um concurso em sua área, há diversos cursos preparatórios que oferecem turmas de simulados, onde além de aplicarem provas que chegam bem perto das que você fará, eles ainda corrigem e comentam todas as questões em sala de aula. Isso pode ser determinante para sua prova. Aliás, se seu edital já estiver na rua, simulados é a melhor opção.

No dia da prova o candidato deverá estar:
  • Concentrado;
  • Calmo;
  • Ciente de que é capaz de vencer a prova;
  • Conhecendo bem a banca organizadora e os assuntos que serão cobrados e sabendo quanto tempo poderá gastar em cada matéria.

A melhor maneira para chegar a esse ponto é realizando muitas provas e simulados.

Boa sorte e muito sucesso!

Rômulo Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário