terça-feira, 27 de setembro de 2011

ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA UMA BOA REDAÇÃO

Gostaria de conversar com os senhores sobre a produção de texto (Redação). Sempre sou indagado quanto ao processo de correção de instituição A, instituição B e instituição C. Qual é a mais rigorosa? Qual delas apresenta temas mais difíceis?

Oriento os senhores a não terem tais preocupações. Prendam-se apenas ao ato de escrever com eficiência. Entendam que o critério de correção de um texto, independentemente da banca, não deve ser empecilho nem deve lhes tirar o sono. Preocupem-se exclusivamente em escrever bem.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS

1. Na introdução, apresentem a temática de forma clara e concisa. Não escrevam um parágrafo muito longo nem muito curto. No entanto, não se prendam ao número de linhas, as quais serão necessárias para uma boa introdução. Usem o bom-senso.

2. Nos parágrafos de desenvolvimento, após terem apresentado a temática na introdução, ofereçam ao texto uma progressão temática, mantenham a sequência lógica de pensamento, prendendo-se à ideia central do texto. Articulem bem os períodos, dêem às informações fundamentações teóricas bem embasadas. Façam uso dos recursos coesivos. Todas as bancas exigem este conhecimento.

3. Na conclusão, demonstrem que possuem o domínio da escrita, garantindo a manutenção da ideia de sentido de todo o texto (da introdução à conclusão). Podem reforçar o posicionamento crítico apresentado nos parágrafos anteriores, como podem simplesmente apresentar uma proposta de intervenção.

4. Não se esqueçam de que o segredo de um bom texto está na forma como discorremos. A articulação dos períodos é primordial. A seleção de informações (informatividade) torna-se mister para a garantia do processo argumentativo e da fundamentação teórica. Não adiantem muitas informações em um texto sem que haja uma boa consistência. Daí a necessidade de bem selecionar as informações a serem apresentadas no decorrer de sua produção, consoante a temática abordada.



Autor: Professor Marcelo Braga

Disponível em: www.professormarcelobraga.com.br em 27/09/11


Nenhum comentário:

Postar um comentário